quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Mundo Pertence a Helvética

Muitos acreditam que por ser consumido do Japão ao Brasil, passando pelo Reino Unido, Estados Unidos, Arábia Saudita e Conchichina o arroz é onipresente. O mesmo preceito pode ser aplicado à coca-cola.

Posso dizer que, até pouco tempo atrás, eu fazia parte dessa grande maioria, afinal, todos os países sobre os quais tive notícia têm receitas aonde o arroz é o principal ingrediente e no caso da coca-cola, bom, mesmo nos países em que não é comercializada, essa bebida é conhecida. Esses fatos foram comprovados e, talvez por isso, achei que nunca fosse encontrar nada tão popular quanto os dois itens acima citados.

Ledo engano. Descobri isso há alguns meses, quando um de meus professores exibiu em aula o documentário “HELVÉTICA”. Com cerca de 1h e 15 min de duração, Helvética aborda as diferentes aplicações dessa fonte (tipo ou letra para os leigos) e algumas delas me surpreenderam. Especialmente as que envolviam logos de marcas famosas.

Abordando a criação e o desenvolvimento da helvética durante seus mais de 50 anos de existência, o filme mostrou opiniões a favor e contra a utilização da letra, mostrando os dois lados de uma mesma moeda. Aqueles que a defendem alegam que a criação da helvética trouxe legibilidade e simplicidade. Já seus atacantes propagam que essa legibilidade nem sempre é sinônimo de mensagem transmitida com eficiência. Deu pra perceber que em um mundo movido a imagens e palavras, uma simples “letra” é sinônimo de polêmica e das grandes.

Para não estender muito esse texto, digo logo o que penso. Essa descoberta abalou profundamente crenças e conceitos que eu vinha cultivando e aperfeiçoando ao longo dos meus 23 anos. Entretanto, sou obrigada a afirmar aos meus amigos (pretendentes a) designers e (pretendentes a) publicitários que podem estar lendo esse post: faltou tempo pra bolar um tipo legal pro cliente? Não entre em desespero e modifica a Helvética, que tem mais utilidade que Bombril.

2 comentários:

  1. agora aprendi a comentar huaheuaheuahea
    publica mais xD
    bjaoo

    ResponderExcluir
  2. excelente teu post fê...se quer pegar pela mão seu cliente, mude sua letra...perfeito!!!
    bjãoooooooo frooooooooooo posta mais q tem mais comentario uhaauhauhah

    ResponderExcluir